Menu

Curta nossa programação...

FECOS informa:  Dia Mundial da Comunicação Social

31 MAI 2017
31 de Maio de 2017

Nesta data em que mundialmente se comemora a comunicação social, representada pelos mais diversos agentes da comunicação (comunicólogos), a FECOS – Federação da Entidades de Comunicação Social de Jaboatão dos Guararapes vem parabenizar todos os filiados que bravamente fazem a comunicação em nosso Município acontecer, levando a informação com responsabilidade a todos os recantos desse Jaboatão querido.

Hoje mais do que em qualquer outra época, fica patente a importância dos mais diversos agentes que fazem a comunicação (comunicólogos). Em tempos de redes sociais, onde circulam notícias das mais variadas fontes, com verdades e inverdades, ressaltam-se aqueles que utilizam suas ferramentas para o bem comum, levando esclarecimentos a todos os seguimentos da sociedade. E as mídias alternativas tendo um papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e sobre tudo, mais participativos.

A FECOS vem fortalecendo a comunicação social em Jaboatão dos Guararapes, através de encontros e informes, conscientizando da necessidade nos unirmos para melhor estruturar as ferramentas que estão a nossa disposição e assim melhorar a comunicação com as comunidades jaboatonense.

Segue texto relativo a comemoração do dia mundial da comunicação social...

 ”No dia 31 comemora-se o dia mundial das comunicações sociais. A data é ampla e seu significado mais ainda.

A Comunicação Social é o estudo das causas, funcionamento e consequências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa, como o rádio, revista, jornal, televisão, teatro, cinema, propaganda, internet. Engloba os processos de informar, persuadir e entreter as pessoas e encontra-se presente em praticamente todos os aspectos do mundo contemporâneo, evoluindo aceleradamente, registra e divulga a história e influencia a rotina diária, as relações pessoais e de trabalho.

A Comunicação começou a emergir como um campo acadêmico distinto em meados do século XX. Marshall McLuhan, Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld foram alguns dos pioneiros na área.

No Brasil a Comunicação Social é representada pelos comunicólogos, que são os profissionais do Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radio e TV e Relações Públicas.

O que é Comunicação Social? Ela é o estudo das causas, funcionamento e consequências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa (também chamados Mass Media ou simplesmente Média ou Mídia), como o rádio, revista, jornal, televisão, teatro, cinema, propaganda, internet.

            Já os fenômenos tecnológicos relacionados à transmissão e à recepção das mensagens pelos meios de comunicação de massa são um domínio de conhecimento distinto da Comunicação Social. Esses fenômenos são objeto de estudo das engenharias, em especial dos profissionais de Telecomunicações.

Quando uma empresa anuncia de forma positiva suas atividades em algum veículo de comunicação provavelmente se utilizou dos trabalhos de um comunicólogo.

Na publicidade brasileira, encontramos inúmeras campanhas fantásticas e profissionais de renome internacional, como no caso de Washington Olivetto, que foi eleito o publicitário do século pela Associação Latino-americana de publicidade.

O Jornalismo tem uma história marcada por muitas batalhas em busca de um jornalismo ético, sério, compromissado com a verdade e que tem como maior ideal, levar a informação, o conhecimento e senso crítico ao seu povo.

Que a liberdade e a criatividade de comunicação estejam sempre no coração desses profissionais que são indispensáveis para a formação de uma sociedade digna”.

Fonte: Intervozes; Paulinas.Org; Wikipédia.


Voltar

Rádio Esperança FM – Jaboatão dos Guararapes – PE   / (81) 3481-0007

Tenha você também a sua rádio