Menu

Curta nossa programação...

Campeonato Pernambucano: Favoritos, Sport, Náutico e Santa Cruz devem lutar por título em 2019

16 JAN 2019
16 de Janeiro de 2019

Equipes do interior querem quebrar escrita e tentam desbancar grandes da capital pela primeira vez na história

Por Paulo Henrique Gomes

A bola começa a rolar nos gramados de Pernambuco a partir deste sábado (19). A edição deste ano do estadual contará com dez representantes. Sport, Náutico e Santa Cruz tentam manter a hegemonia dos clubes da capital, enquanto as equipes do interior buscam um título ainda inédito.

Apesar do esforço dos times do interior, os três grandes da capital são favoritos absolutos para conquistar o título estadual

Salgueiro e Central quase quebraram a escrita nos dois últimos anos. Os times chegaram à final do Pernambucano em 2017 e 2018, mas foram derrotados por Sport e Náutico, respectivamente, e adiaram o sonho de ser campeão pela primeira vez. Em 2019, Afogados, América, Central, Flamengo de Arcoverde, Petrolina, Salgueiro e Vitória tentam desbancar os grandes.

Uma das curiosidades do Pernambucano é o regulamento. Na primeira fase, ou você se classifica para as quartas de final ou é rebaixado. Isso porque, no início do campeonato, os dez clubes se enfrentam em turno único. Os oito melhores avançam de fase, enquanto os dois piores serão rebaixados.

As quartas de final e as semifinais são disputadas em jogos únicos - o dono da melhor campanha tem vantagem de decidir em casa. Se houver empate, a decisão vai para os pênaltis. A final, por sua vez, terá jogos de ida e volta. Em caso de empate, o título também será decidido nas penalidades.

Apesar do esforço dos times do interior, os três grandes da capital são favoritos absolutos para conquistar o título estadual

Apesar do esforço dos times do interior, os três grandes da capital são favoritos absolutos para conquistar o título estadual. Apesar de estarem na terceira divisão, Náutico e Santa Cruz largaram na frente na montagem de seus elencos, que estão praticamente fechados para o Campeonato Pernambucano e para o restante do primeiro semestre.

O Timbu, atual campeão pernambucano, terá como principal atração a volta de sua antiga casa, o Estádio dos Aflitos. O Alvirrubro deixa a Arena Pernambuco e reencontra o local que seu torcedor tanto sentiu saudade. A última partida oficial do Náutico em seu estádio foi em maio de 2014, antes da Copa do Mundo.

A principal contratação do clube para a temporada é o atacante Jorge Henrique, que se destacou vestindo a camisa de Botafogo e Corinthians. Atual campeão pernambucano, o Náutico saiu da fila no ano passado e conquistou o título estadual após 13 anos de jejum.

Já o Santinha quer voltar a ser protagonista em 2019. Após passar o último ano em branco e sem o acesso para a Série B, o Tricolor do Arruda aposta na permanência do atacante Pipico e do zagueiro Danny Morais. Além dos remanescentes do último ano, o time contratou 14 jogadores para esta temporada. E a expectativa é que mais contratações apareçam ainda nesse começo de 2019.

Rebaixado para a Série B em 2018, o Sport passou por eleições presidenciais no fim do ano passado e tem feito uma intensa reformulação em seu plantel. Visando cortar gastos, o Leão da Ilha já liberou vários atletas para deixar sua folha salarial mais enxuta neste ano.

Buscando acertar em negociações que tenham bom custo-benefício, o Rubro-Negro manteve nomes como Magrão, Maílson, Raul Prata e Sander. A nova diretoria leonina corre contra o tempo para fortalecer o plantel do técnico Milton Cruz.

Os três melhores clubes da primeira fase garantem vaga na Série D, em 2020. O 3º colocado terá vaga na Copa do Brasil do próximo ano, enquanto campeão e vice ficam com vagas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste.

Voltar

Rádio Esperança FM – Jaboatão dos Guararapes – PE   / (81) 3481-0007

Tenha também o seu site. É grátis!